domingo, 4 de março de 2012

Caravana COMEJUS



por Tiago Nunes

Quarta-feira de cinzas. A noite se aproxima e o tempo fecha. Vai chover. Um jovem entra rapidamente dentro de uma Casa Espírita, procurando alguma coisa. Dali a alguns minutos, três outros jovens chegam, em grupo. Em menos de meia hora mais de setenta adolescentes se encontram dentro de uma mesma sala, assistindo um estudo sobre a prática da Caridade.



Curiosamente, o mesmo fenômeno se repete nos dias seguintes, em várias casas espíritas diferentes. São jovens de diversos lugares de Juiz de Fora que se uniram para fazer uma caravana, visitando uma mocidade espírita diferente a cada dia. Quem já participou da Comejus sabe do que eu estou falando. A caravana Comejus acontece todos os anos, sempre que o encontro de carnaval termina, chegando a reunir dezenas de jovens.

Neste ano a caravana se superou. Mais de nove mocidades espíritas foram visitadas em menos de onze dias. Redes sociais, como o facebook, contribuíram para que os jovens se unissem e combinassem qual casa espírita seria visitada no dia seguinte. Quem foi, viu um grupo alegre e unido. Para Rafaela Doro, que participa de duas mocidades espíritas, a caravana foi uma oportunidade de conhecer novas pessoas e aprender muitas coisas: “Com certeza, sem a caravana não ia ser a mesma coisa. Ela foi, de fato, um complemento da Comejus.”

A Caravana não foi apenas uma atividade educativa. Ela criou laços, desenvolveu amizades, possibilitou o estudo da doutrina espírita, integrou participantes, uniu mocidades. Nesse exato momento em que escrevo esse texto, jovens de mocidades espíritas diferentes, que não se conheciam até pouco tempo atrás, estão combinando pelo facebook de visitar o Educandário Carlos Chagas, amanhã. São os rumos da caravana. São os rumos da juventude espírita.

E o mais interessante de tudo isso é que, na maioria das vezes, a iniciativa de visitar outras instituições espíritas partiu dos próprios jovens. Sem a interferência dos coordenadores, os próprios participantes das mocidades se uniram para visitar casas como o Vida Maior, o Ivon Costa e o Irmã Scheilla. Dessa rede de integração, surgiu a proposta de visitar uma casa espírita diferente por mês. O desafio está lançado, e a primeira mocidade a ser visitada será a mocidade Guarani, do Centro Espírita Fé e Caridade. A visita está marcada para o dia 14 de Março, e você está convidado. Se a unificação do movimento espírita depender dessa galerinha, estamos em ótimas mãos!

2 comentários: