terça-feira, 15 de abril de 2014

O legado da ditadura no Brasil

Por Maria Cristina Longo
Fonte: http://www.brasildefato.com.br/node/28130

O golpe militar completa 50 anos e é o momento de lembrar o imenso desastre que esse evento representou para a esmagadora maioria da sociedade brasileira. Esse regime depôs o então presidente João Goulart simplesmente porque ousou mencionar algumas reformas de base como a reforma agrária. O golpe de 64 instaurou uma sangrenta ditadura no Brasil, em que todos aqueles que pensavam e expressavam suas opiniões de modo diferente ao do Estado militar e da classe dominante foram cruelmente perseguidos, torturados e mortos por esse regime político.

O regime polí­tico ditatorial tratou, rapidamente, de agir em inúmeras frentes para beneficiar a classe dominante brasileira, para apoiar grandes grupos econômicos internacionais e para reprimir e tentar domesticar o povo brasileiro.

As frentes consistiram em controlar totalmente o poder polí­tico em todos os âmbitos, municipal, estadual, federal, bem como o legislativo e judiciário, em desmantelar a educação pública brasileira, em construir um plano de desenvolvimento para o paí­s que beneficiasse apenas e tão somente os donos das multinacionais aliados à classe dominante brasileira, em controlar os meios de comunicação, e todas as formas de arte e expressão popular, em militarizar o aparato estatal (central e regional com suas polícias) para impedir qualquer contestação ao que estivesse ocorrendo.

A ditadura militar utilizou o poder político para colocar em prática um plano econômico para o paí­s que privilegiou rodovias ao invés de 
ferrovias e hidrovias, beneficiando as grandes montadoras internacionais e a classe dominante brasileira associada a essas grandes grupos econômicos. O plano, visivelmente, não beneficiou a maior parte da população, mas essencialmente os interesses internacionais e de uma elite local ao produzir veí­culos motorizados e escoar sua produção dentro do paí­s. O mesmo que ocorreu nesse ramo da economia ocorreu em inúmeras outras decisões nacionais tomadas autoritariamente de cima para baixo. As cidades brasileiras cresceram desordenadamente, sem nenhum planejamento, como resultado de um grande fluxo migratório de pessoas em busca de novos postos de emprego.

Contudo, para que construir e planejar cidades se a elite dominante que controlava o poder polí­tico através dos militares podia pagar por tudo que desejasse, como educação, saúde, habitação, lazer e transporte?

Da área da educação foi roubada a nossa história. Foram apagados dos livros de história qualquer vestí­gio de revoltas internas e momentos contestatórios para passar uma impressão aos estudantes de que somos um povo pací­fico e feliz. Foi introduzida a disciplina de educação moral e cí­vica como forma de mostrar a necessidade que haveria em sermos um povo que se comporta.

Os meios de comunicação e outros meios de expressão artí­sticos foram cuidadosamente controlados pelos censores da ditadura, punindo aqueles que tentassem criticar ou denunciar qualquer prática abusiva por parte dos agentes econômicos dominantes ou por parte do Estado. É importante ressaltar que a rede Globo de televisão e outros meios de comunicação que existem ainda hoje apoiaram o golpe militar de 64.

A militarização federal e das polí­cias foi um dos resultados do golpe que reprimia violentamente qualquer manifestação popular desde as passeatas que pediam a volta da democracia até as greves que ocorriam no ABC de São Paulo.

Quais são os resultados de tamanha polí­tica autoritária? Imenso 
autoritarismo nas forças armadas e nas polí­cias, especialmente na polícia  militar que continua reprimindo violentamente qualquer movimento social, a  mando do Estado brasileiro aliado a interesses privados. O caos urbano em  que quase todas as cidades brasileiras encontram-se, como a extrema  dificuldade de locomoção derivada da opção por transporte privado em  detrimento de transporte coletivo. A deterioração da educação pública,  a concentração de renda que possui consequências perversas para maioria  dos brasileiros que mal conseguem sobreviver com menos de um ou dois salários mí­nimos mensais.

Enfim, problemas de hoje derivados de decisões autoritárias passadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário